Prefeitura Municipal de Santo Amaro - Bahia

Ordem de Serviço marca início da restauração e requalificação do Mercado Municipal de Santo Amaro

Autor: ASCOM/PMSA - 19/01/2026 às 23:19:22

O prefeito Flaviano Bomfim assinou, neste sábado (17), a Ordem de Serviço que autoriza a restauração e requalificação do Mercado Municipal, um dos espaços mais tradicionais e simbólicos do município, no Recôncavo Baiano. A obra contará com investimento de R$ 28,5 milhões, viabilizado por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O projeto prevê a restauração e ampliação do Mercado Municipal. As intervenções irão garantir melhorias estruturais, acessibilidade e mais conforto, promovendo melhores condições de trabalho para feirantes e comerciantes e oferecendo mais qualidade para moradores e visitantes.

A solenidade de assinatura ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito de Santo Amaro, além de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Estiveram presentes o diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan, Daniel Sombra  e o superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Guanais.

Também participaram a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o representante da Associação Beneficente Bembé do Mercado, José Raimundo Lima Chaves, conhecido como Pai Pote, que assinaram a Ordem de Serviço como testemunhas, reforçando o caráter cultural, histórico e institucional da intervenção. Ainda estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Kleber Wanderlei; vereadores, secretários municipais e demais representantes.

A restauração e requalificação do Mercado Municipal representam um avanço estratégico para o fortalecimento do centro econômico de Santo Amaro. O espaço, que sempre foi o coração comercial da cidade, recebe agora um investimento aguardado há muitos anos, prometido por gestões anteriores e que finalmente se torna realidade, saindo do papel para impactar diretamente a vida das pessoas e dos trabalhadores que dependem do mercado.

Além de preservar as características históricas do equipamento, o projeto contempla melhorias funcionais como acessibilidade com elevador, pavimentação adequada, climatização e a criação de um espaço específico para o setor de pescados, garantindo mais organização, higiene e eficiência no funcionamento do mercado.

A intervenção também reafirma a importância cultural do Mercado Municipal, tradicional palco do Bembé do Mercado, uma das mais significativas expressões culturais de Santo Amaro.

Com a assinatura da Ordem de Serviço, Santo Amaro inicia uma nova etapa para um de seus principais patrimônios urbanos, unindo preservação histórica, desenvolvimento econômico e mais dignidade para quem vive, trabalha e circula diariamente no Mercado Municipal.



Mais Notícias

Sua Privacidade

Ao clicar em Aceitar, você concordar que o site poderá armazenar cookies em seu dispositivo e utilizar as informações de acordo com nossa Politica de privacidade